quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Crônica "O AMOR É RECIClÁVEL"

John e Ann Till mesmo trabalhando muito e ganhando pouco não deixaram de lado o fervor e a militância a favor da preservação ambiental. Decidiram após muitos anos de namoro e noivado iniciar a vida conjugal. Mas para a completa felicidade do casal, faltava uma lua-de-mel especial. Foi ai que decidiram recolher as milhares de latas e garrafas nas ruas da cidade em que vivem na Inglaterra, que seriam trocadas em um centro de reciclagem da rede Tesco de supermercados pelas milhas aéreas que lhes renderia a viagem dos seus sonhos para Nova York.

Mas tudo termina, inclusive a lua-de-mel. E um dia, quando tiveram que voltar para casa descobriram que morar a dois não é uma coisa fácil, muito menos em minúsculo espaço. As discussões e brigas começaram e um ano depois, estavam se separando e voltando para a casa de seus pais. Ambos sofriam e choravam, lembrando principalmente das noites em que juntos, percorreram as ruas em busca de produtos recicláveis.

Certa noite, John não se importando com a neve que caia, vestiu-se e saiu as ruas para relembrar aqueles bons tempos em que recolhia junto com a sua amada, produtos recicláveis. Não tinha andado muito, quando avistou na rua deserta, alguém juntando latas - só podia ser ela. Caíram nos braços um do outro e desde então saem todas as noites para sua expedição ecológica.

Mesmo ainda não sabendo para onde vão viajar, sabem que será uma segunda, e feliz, lua-de-mel.


Crônica – Adaptação do texto de ficção escrito por Moacyr Scliar na Folha de São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 2008